Ashtanga Vinyasa Yoga é uma ciência e uma prática que vem evoluindo durante milhares de anos e que tem como objetivo o desenvolvimento moral, físico, mental/ emocional e espiritual do ser humano.
O termo Ashtanga que siginifica Oito Ramos, foi imposto ao redor de 200 a,c. pelo grande sábio índio Patanjali, o primeiro Yogui que sistematizou um enfoque do yoga.
Seu sistema de oito etapas proporcionou na época, como segue fazendo na atualidade, uma série de passos ordenados, graças aos quais quem pratica essa disciplina pode alcançar o estado de yoga.
Dentro desse contexto, yoga significa união, da mente, do corpo e da alma dirigido a realização pessoal. Para conseguir essa fusão, é necessário primeiro controlar a mente e eliminar a confusão e os estímulos desnecessários que impedem de alcançar a clareza.
Dentro do sistema de oito ramos do Ashtanga, a terceira se denomina Asana. Trata-se da prática de posturas do yoga clássico e é o instrumento que une a mente ao corpo através do fio da respiração. Neste sistema, a respiração é a chave da concentração mental.
O Ashtanga Yoga é o método ensinado por Sri K Pattabhi Jois em Mysore, sul da Índia, sendo um método gradual que segue uma maneira correta de conectar respirações e posturas em uma prática fluída e meditativa.
Este método envolve a sincronicidade da respiração com o movimento em sequências fixas e progressivas, com permanências de 5 respirações em cada postura. Essa dinâmica produz intenso calor interno e suor, desentoxicando músculos e órgãos.
Quais são os resultados do Yoga?
São infinitos os benefícios do Yoga… Melhora a qualidade e capacidade de respiração, reduz o stress, aumenta a concentração, desenvolve postura, consciência corporal, flexibilidade e força.