Tristhana
Tristhana refere-se à união de “três pontos de atenção ou de ação: postura (asana), respiração (ujjayi) e foco do olhar (drishti). Esses três conceitos devem sempre executados simultaneamente, sendo muito importantes para a prática de Astanga yoga, cobrindo os três níveis de purificação: o corpo, a mente e o sistema nervoso.
Postura: “O método de purificação e fortalecimento do corpo é denominado asana“. No Astanga yoga, as asanas são agrupadas em seis séries. A Série Primária [Yoga Chikitsa] desentoxica e alinha o corpo. A Série Intermediária [Nadi Shodana] purifica o sistema nervoso, abrindo e purificando os canais de energia. As Séries Avançadas A, B, C, e D [Sthira Bhaga] integram a força e graça da prática, exigindo maiores níveis de flexibilidade, resistência e, consequentemente, humildade.
Respiração – Ujjayi
Respiração: A respiração técnica realizada com vinyasa é chamada ujjayi [respiração vitoriosa], que consiste em puraka [inspiração] e rechaka [expiração]. Tanto a inspiração quanto a expiração devem ser estáveis e equanimes. Ao longo do tempo, a duração da inspiração e da expiração deverá aumentar, gradualmente propiciando um maior alongamento do corpo. A respiração mais longa e ritmada também aumenta o fogo interno (agni) fortalecendo e purificando o sistema nervoso.
Bandhas – Fechos de energia
Bandhas são componentes essenciais da técnica de respiração chamada ujjayi. Bandhasignifica “bloqueio” ou “fecho” de energia. O objetivo do bandha é o de desbloquear a energia vital (prana) e direcioná-la para as nadis, os 72000 canais energéticos do corpo sutil. Mula bandha é a contração da região do períneo e dos esfíncteres e uddiyana bandhaé a contração do abdome. Ambos os bandhas “seguram a energia do prana, dão leveza, força e saúde para o corpo, e ajudam a construir um forte fogo interno”. Mula bandhaopera na raiz do corpo, que foca no prana internamente, enquanto uddiyana bandha dirige o mesmo para cima, para dentro das nadis. Jalandhara bandha é o “bloqueio da garganta”, dirigindo o queixo em direção à junção das clavículas no alto do esterno. “Esse bloqueio impede a energia do prana de escapar, criando um circuito fechado de energia. Quando os três fechos são executados simultaneamente, é denominado como Mahabadha (grande fecho) Sem o controle dos bandhas , a respiração não será correta e os asanas não trarão nenhum beneficio.
Drishtis – pontos fixos do olhar
Drishti é um ponto fixo do olhar durante a prática dos asanas que purifica e estabiliza a mente.
São nove drishtis:
(1) Nasagrai – Ponta do nariz
(2) Ajna chakra – Entre as sobrancelhas
(3) Nabi chakra – Umbigo
(4) Hastagrai – Mão
(5) Padhayoragrai – Dedos dos pés
(6) Parsva – Olhar à direita
(7) Parsva – Olhar à esquerda
(8) Angustha Ma Dyai – Polegares
(9) Urdhva ou Antara – Para cima