
A Moxabustão, como o nome sugere, significa o tratamento feito através da queima da planta medicinal chamada ARTEMÍSIA (Artemisia vulgaris e sinensis), que produz um aquecimento muito particular, com efeitos profundamente benéficos e terapêuticos no corpo humano.
Ela tem a propriedade de aquecer profundamente e, através do calor, remover obstruções dos canais de energia do corpo, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.
A Moxa é aplicada sobre os pontos de condensação de energia vital (KI) nos meridianos energéticos corporais, ou seja, os designados pontos “TSUBOS” no Japão (pontos de Acupuntura, os quais nos permitem conectar e atuar sobre a energia dos meridianos de uma forma mais intensa).
A Moxabustão pode ser aplicada de diversas maneiras, de forma direta ou indireta. Na Moxabustão direta, se faz um pequeno cone de Moxa do tamanho de um grão de arroz, onde se coloca diretamente na pele sobre o TSUBO, ou sobre um pedaço de gengibre ou alho. A Moxabustão indireta pode ser efetuada de duas formas: aproximando o bastão de moxa na pele ou presa na ponta das agulhas a fim de estimular os pontos, sem haver contato com a pele.