Dicas de Prática

PREPARE-SE PARA A SUA PRÁTICA DE YOGA

Abaixo seguem algumas dicas para melhorar a sua prática e trazer-lhe o máximo de benefícios em suas aulas:

1. Se possível, procure tomar um banho antes de sua prática. Os asanas ficam mais fáceis e refresca o corpo e a mente! 

2. Pratique sempre de estômago vazio. Se isso for difícil, pode-se tomar uma xícara de chá, café ou leite. Sua prática pode ser iniciada  sem desconforto uma hora após uma refeição leve. Deixe passar pelo menos quatro horas depois de uma refeição pesada antes de começar a prática.

3. Pratique regularmente.

4. Pratique com dedicação doando-se para o momento da prática com plenitude, cultivando um sentimento de devoção.

5. Adquira seu próprio mat (tapetinho). Além de ser um acessório indispensável para a prática, será mais higiênico e agradável para você, e também traga sua toalha! 

6. Procure chegar sempre de 10 a 15 minutos antes de sua aula, se possível. Entre na sala e vá entrando na sintonia do yoga, sentando-se confortavelmente para meditar e acalmar a sua mente e o seu coração.

7.  Se por acaso chegar atrasado(a), e ouvir a recitação do mantra introdutório, por favor, espere até o seu término para entrar na sala de prática.

8.  DESLIGUE SEUS CELULARES E PAGERS antes de entrar na sala.

9.  Venha sempre às aulas mesmo que você não se sinta perfeitamente bem. É uma forma de você conhecer o seu corpo e atestar a eficácia das posturas. Avise sua professora sobre como está se sentindo. Ela poderá dar-lhe variações, alternativas de posturas e/ou pranayamas (exercícios de controle e expansão da respiração) para que você se sinta melhor.

10.  Concentre-se na sua prática e não na do seu colega. O yoga não configura uma atividade competitiva, portanto não trace comparações, nem mantenha o mesmo ritmo e permanência de alunos que praticam há mais tempo. Vá no seu ritmo!

11.  Durante a permanência nos asanas (posturas), você poderá sentir algum desconforto. Não se alarme. Procure respirar mais profundamente para encontrar mais conforto e também discernir se o que ocorre é uma “dor positiva” ou “dor de alerta”. No primeiro caso, há um benefício, pois você está alongando os seus músculos e tendões. Já no segundo caso, avise a sua professora imediatamente para que ela possa realinhá-lo na postura ou oferecer-lhe alguma variação alternativa.

12.  Durante todo período menstrual, as mulheres não devem realizar posturas invertidas. Avise sua professora para que ela possa indicar quais asanas são contra-indicados.

13.  Em cada prática de yoga, o professor estará atento às suas necessidades, realizando ajustes no seu corpo nas posturas para que você as sinta com plenitude, em sua forma original. Receba o ajuste com o coração aberto, utilizando uma respiração mais profunda e consciente para que o seu corpo se encaixe e sinta-se maleável. Se sentir qualquer desconforto, avise o professor.

14.  Depois de completar sua prática, fique no relaxamento por pelo menos de dez a quinze minutos para se refazer da fadiga.

DESFRUTE DE SUAS AULAS !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *