História

No início do século, na China, os médicos não eram pagos para dar tratamento a pacientes já doentes, mas para mantê-los saudáveis. Tão logo o paciente se tornasse doente, ficava isento de pagar a consulta. O tratamento de saúde era basicamente preventivo. Existem 5 tipos de tratamento: Acupuntura, Ervas, Ventosa, Moxa e Amna(massagem). O Shiatsu se originou da Amna e era recomendado para as pessoas que viviam no centro do país, perto do Rio Amarelo. Nesta área, as pessoas eram culturalmente mais desenvolvidas e faziam mais trabalhos mentais do que físicos. O mesmo pode ser dito de nós ocidentais. Os japoneses pegaram muitas coisas da cultura Chinesa para mudar e desenvolver. Assim fizeram com a Amna e a Acupuntura, desenvolvendo-se então o “Shiatsu”.

 Setsu-shin é a forma de diagnóstico mais importante. Zonas de reflexo no hara(abdomen) e costas, pulso, língua, tsubo´s e manipulações de articulação são usadas. Geralmente o diagnóstico e o tratamento são os mesmos. O terapeuta recebe informações que usa para o diagnóstico e, ao longo do tratamento, de acordo com a mudança de energia do paciente, o diagnóstico também vai mudando. O contato físico é a grande diferença da acupuntura. O paciente sente um profundo e intenso suporte. Dessa forma, sentindo-se seguro, o paciente passa a mostrar problemas que geralmente são omitidos. Essa cumplicidade entre terapeuta/paciente é muito importante para o começo da cura.

Pressão de dedos

Shiatsu literalmente significa “pressão de dedos”. Nada mais é do que a pressão natural do corpo usada quando o terapeuta aplica pressão em pontos específicos do corpo. Através da pressão o fluxo energético é influenciado.

Chi
A palavra Chi implica, por definição, em atividade. Energia é parte de todos os elementos que compõem nossa existência. Chi, flui pelo corpo humano de forma regular. Esse fluxo forma canais de energia aos quais denominamos “meridianos”, a base da medicina oriental. O livre fluxo de energia é vital para a saúde e bem-estar físico e psicológico. Quando Chi fica estagnada de alguma forma o corpo fica doente.

Meridianos

Meridianos são representados por uma grande linha de energia, que sobe e desce, percorrendo o corpo humano da cabeça aos pés. Essa linha é dividida em doze pedaços. Cada pedaço é um meridiano, que se relaciona a determinadas funções orgânicas e a certas características psicológicas e emocionais. Cada meridiano é correspondido por um determinado órgão.

Funções do meridianos:
– controla o movimento (sangue, gás, ar, água)
– conecta os braços, pernas e a cabeça com o tronco.
– comunicação de dentro para fora do corpo( e de fora para dentro) e de cima para baixo( e de baixo para cima).
– controla e equilibra os órgãos.

Formas de diagóstico:
setsu-shin: toque , massagem
bun-shin: tom da voz, cheiro do corpo e hálito.
mon-shin: anamnese( perguntas sobre estilo de vida, hábitos, história de doença…)
bo-shin: observar o formato e a cor do corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *